sábado, 18 de agosto de 2007

Esclarecimentos
Há alguns dias, publiquei aqui nesse espaço, um texto sobre a nobre ação de um grupo de pessoas ligadas a paróquia de São Sebastião, ao reunirem-se e prepararem 350 litros de sopa todas as semanas e distribuírem a pessoas carentes da nossa cidade. Hoje, são conhecidas como o grupo do “sopão”. Levam um pouco de comida nas noites de terça-feira aos moradores da comunidade de campestre.
Já participei de uma das entregas, e fiquei comovido e senti-me orgulhoso de ter na minha igreja, pessoas com tanta vontade e sensibilidade para ajudar a quem precisa. Pessoas que deixam seus afazeres, todas as terças-feiras, para tentar aplacar ou minimizar a fome de quem não tem o que comer.
Vi crianças alegres por receberem um pouco daquela sopa, senhoras que agradeciam por aquele pouco de comida, pois nada tinham para o jantar até então. Vi pessoas, com vergonha de pedirem comida, mas gratos por ter alguma coisa para dividir com os filhos. Vi um povo sofrido, que precisa de ajuda. Pessoas que até então, pensei não termos por aqui. Imaginava que existissem apenas nos noticiários de TV, em outras cidades.
O projeto nada tem de político. Haja vista essas boas pessoas pertencerem a grupos políticos diversos, e partir da união das mesmas em uma única e beneficente razão: doar-se, ajudar o próximo, fazer alguma coisa justa e humana, nesse mundo difícil e conturbardo.
Pois bem, dias atrás um grupo de políticos, dirigiu-se até as comunidades assistidas por esse sopão, e fizeram duras e infundadas críticas.
Disseram as pessoas, que a sopa causava doenças, que elas não deviam consumi-la pois era feita com restos de comida. Falaram que a sopa causava hipertensão, que quem a consumisse poderia ter problemas cardíacos.
Bom, aproveito o momento para dizer que as pessoas que fazem essa sopa, são conhecidas de todos nós. São pessoas que arrecadam alimentos no comércio e nas residências de quem também gosta de ajudar. A comida é feita a partir dos mesmos alimentos que são colocados à mesa delas, e inclusive, antes de entregar a sopa, as próprias pessoas que a realizam, a consomem também. Se a sopa não fosse feita com os melhores alimentos, esse grupo de anjos não a serviriam a seus próprios filhos.
Como Dona Pirema sempre diz: a sopa tem um ingrediente fundamental e precioso: O AMOR.
Com relação ao perigo de causar problemas de saúde, não sou especialista, não sou médico, sou um Administrador (e com muito orgulho, pois faço parte de um grupo de profissionais que realmente está mudando a cara dessa porcaria de país), mas acho que a sopa não vai matar as pessoas, nem vai diminuir-lhe a saúde, só tenho certeza que ela consegue por pelo menos uma noite, vencer a fome daquelas pessoas, por pelo menos uma noite, diminuir a dor dos pais que vêm seus filhos dormirem sem por nada na boca, sei que a sopa, por pelo menos na noite de terça-feira, consegue fazer o que os nossos políticos ainda não conseguiram: dar sem olhar a quem, doar seu tempo e um pouco do que têm aos outros, por amor, por bondade, por humanidade, sem querer voto, poder ou dinheiro.
Paro por aqui.
Só vi nessa ação política o espelho do que acontece no nosso paiseco. As pessoas que agiram assim, assemelharam-se a tudo que existe de ruim na política. Consegui perceber o quanto tudo isso é sujo, o quanto são asquerosas as pessoas que tentam ganhar com a fome e a necessidade dos outros.
Para quem duvidar da saudabilidade (caráter do que é saudável) podem provar dela, todas as terças-feiras ao cair da noite, no Centro Catequético da Paróquia de São Sebastião, na Rua Manoel Joaquim, ao lado do Centro de Formação São José.

Agradecimento
O Grupo do Sopão, aproveita o ensejo para agradecer de coração a todos os que direta ou indiretamente ajudam com alimentos e boa vontade, nessa empreitada, em especial aos marchantes Diá, Pereca, Batué e Luiz Brejeiro, ao Vereador Sula, aos casais do ECC e todos que tiram um pouco de sua mesa para ajudar aos irmãos necessitados.

ACM n'outro mundo
A pedidos, publicarei amanhã aqui no The Place, um texto que anda circulando na net, em outros blog’s: “A chegada de ACM no outro mundo”. O Texto me foi enviado por Wilton Pai. É um pouco grande, mas bem engraçado.


Rivelino Câmara
Conversando com o amigo Rivelino Câmara, Secretário de Educação do Município, ele esclareceu que está deixando o cargo, e a razão é a incompatibilidade de horários que a função exige, em detrimento do tempo que ele necessita para gerenciar os seus negócios pessoais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiro quero parabenizar a Wilton Jr. pela iniciativa do Blog que sempre é muito bom e pela expressão da verdade nesse espaço. Quero dizer que estou de volta... rss... Sempre que puder comentarei sobre os textos desse amigo! E o que me chamou a atenção e que me despertou pra questão foi o texto sobre o sopão do ECC, em especial a parte que fala sobre os comentarios de um grupo político. Senti-me no dever de comentar, haja vista meus pais fazerem parte desse grupo e gostaria de ajudar a esclarecer alguns pontos: a sopa é feita com toda higiene possível, com alimentos de boa qualidade e não poderia causar crises de hipertensão pelo excesso de sal. Considerando que não somente o excesso de sal poderia causar tais crises, um indivíduo poderia apresentar um quadro do tipo caso já fosse hipertenso e ingerisse o alimento quente, o que pode ocorrer com qualquer alimento. O sopão é muito bem feito, conheço o grupo, inclusive duas das colaboradoras são minha mãe e minha madrinha. Eu mesmo já tomei do sopão e afirmo que não é prejudicial. Conhecendo o grupo, asseguro total higiene e que não há interesses implícitos. O que há é o interesse pelo próximo, é a indignação de ver pessoas com fome, é a vontade de ajudar, de deixar como exemplo uma ação extremamente importante. Me enoja saber de certos comentários. Me enoja saber que as pessoas dessa cidade respiram politicagem, que pensam que todos são iguais a eles e que têm a mesma mente pobre e podre! O que precisamos é um auto-exame de consciência. Rever nossos atos e pensamentos. Mudar nossos conceitos. É pena que ainda existam pessoas com pensamento tão mesquinho! Espero que o fato não ocorra e que ao invés de criticar, que façam ações nobres e sem querer aparecer! Essa é a minha mensagem! Continue assim Jr. Paz e bem (agr vc já sabe o significado).