quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Caso Renan
Falta de vergonha na cara. É a única expressão que me vem à mente, depois do episódio da votação da cassação do Senador Renan Calheiros. Parece-me que dia após dia, merecemos cada vez mais a alcunha que Charles De Gaulle (ex-presidente francês) nos imprimiu: “o Brasil não é um país sério!”. Já naquele tempo isso era perceptível. Não entendo como depois de crescermos tanto, em termos de economia e em níveis de educação (por que não dizer?), ainda aceitamos quietos e calados, essa barbárie?
Dessa forma, os senadores, assim como várias instituições públicas desse país, nos dão a liberdade para roubar e mentir. Já que eles, que deveriam ser probos, dar exemplos de moralidade e ética, não o fazem, por que quem eles representam deve seguir os ditames legais que eles jogam na lama?
Não temos mais o senso comum do que é certo ou errado. Isso já se perdeu no redemoinho de escândalos e roubalheiras, há tempos. Às vezes me pego pensando, o que vai ser daqui a duas décadas, quando meus filhos estiverem trabalhando e tentando digna e arduamente, fazer desse país uma nação que os orgulhe. Se tudo que acontece hoje, acontecer proporcionalmente, de acordo com a história, não teremos mais uma sociedade. Teremos o caos, o fundo do poço.
Isso talvez não seja ruim. Segundo um teórico da administração (Von Bertalanfy) o caos está presente na organização de todas as coisas, e é necessário que ele aconteça para que tudo volte à normalidade. Dessa forma, como não concebo uma retroação lenta e gradual do estado em que se encontra nosso país, como não dá para perceber que o Brasil está “melhorando”, seria o caos, a nossa única alternativa. O que me deixa um pouco desassossegado nisso tudo, é que não há uma concepção de caos diferente do que é o acontecimento de uma revolução civil, ou um meio termo de civil e militar, e todos sabem o que acontece em decorrência disso: tortura, prisão, cassação de direitos civis e tudo o mais... mas nunca tive receio de mudanças, espero que os amigos também não tenham, principalmente se elas vierem para o caos que organiza.
Voltando a Renan Calheiros, espero que os poucos guardiões da ética e moralidade desse país (se ainda houver), o STF, o próprio Senado, ou qualquer outra instituição com poderes para tal, que retirem desse senhor, o que não lhe é mais devido, o cargo que ele, com essa ação vil e leviana, provou que não mais merece.

Semáforo
O nosso único e amado semáforo, a mais de uma semana, agoniza por falta de conserto. Permanece o tempo todo com a lanterna amarela piscando, como que dizendo: me consertem, pelo amor de Deus!

Renato Russo
Nessa sexta-feira à noite, na Rede Globo de Televisão, teremos um (super, hiper, mega) especial com o ex-vocalista da Legião Urbana, Renato Russo. Para quem gosta de ouvir música de qualidade, é uma ótima pedida. Só não sugiro que os adoradores do forrobodó tentem assistir ao programa. Pode ser demais, tentar entender as poesias, poemas e textos mágicos entoados pelo grande poeta. Portanto é altamente recomendado para quem não gosta de Rock/Pop não assistir ao especial, acho que a Globo não se responsabiliza por qualquer problema de saúde mental que venha a ocorrer com os telespectadores.

Vida
Difícil de entender como se dá o processamento dos acontecimentos da vida. Acho que o melhor é não tentar pensar em como isso se dá. As vezes, nos deparamos com coisas e fatos que pensamos jamais enfrentar, e não nos há outra alternativa a não ser vivê-los e encará-los. Mas, é justamente isso que dá beleza e emoção à nossa passagem aqui nesse plano. É o inusitado, o desconhecido, a necessidade de ter que lidar com coisas difíceis e complicadas, é justamente isso que torna a vida bela e interessante de ser vivida.
Portanto, vivamos a vida... em toda sua plenitude, todos os seus momentos, cada instante seu, como se fosse o último de nossas vidas, mas tendo sempre a necessidade de não ultrapassar a barreira dos direitos dos nossos irmãos.
Terminando assim esse post, dedico a todos uma passagem do poema 'Mar Portuguez' do inigualável Fernando Pessoa:

“Valeu a pena?
Tudo vale a pena,
Se a alma não é pequena,

Quem quer passar além do Bojador,
Tem que passar além da dor,
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”


Fiquem todos com Deus!

Nenhum comentário: