sábado, 22 de setembro de 2007

Vírus
Meu micro está virótico. Cheio de porcarias. Sempre que abro a primeira página de exibição do Internet Explorer, aparece um monte de palavras com letras orientais (japonesas, chinesas, tailandesas, sei lá...). Está lerdo demais, e ás vezes trava. Será o benedito? Já estou com receio de ter que meter a mão no bolso para fazer um upgrade nele. A configuração não está lá essas coisas (P4, 1.7Ghz, 512mb de ram e 2 HD’s de 40Gb), e acho que ela colabora para que ele não seja tão bom assim em manter-se atualizado, inclusive contra vírus. O fato é que passei uns dois dias sem anti-vírus, e aprendi que isso pode ser fatal se você tiver um micrinho como o meu.

Isenção
Terminou hoje o período de inscrições para a isenção do vestibular da UFERSA. O que me impressionou foi a grande procura. Mais que dobrou com relação aos vestibulares passados. Dessa vez, o processo de isenção terá mais de 2.200 inscritos. A UFERSA oferece 600 isenções, para esse concurso. A taxa normal de inscrição será de R$ 65,00.
O resultado será divulgado no dia 08/10, isso se a greve dos Correios não tiver afetado o bom andamento do processo, o que deverá ser avaliado próxima semana.

Greve
Em se falando de greve dos Correios, ela findou hoje. Graças a Deus!

Concurso
Concurseiros de plantão, a UERN divulgou um edital com vagas para professores. Procurem informações no sítio da instituição: www.uern.br. Ou para baixar o edital, acessem diretamente o link: http://www.uern.br/pdf/Documentos/EDITAL_001_2007_CCD_GR.pdf

Vestibular
Outra notícia advinda da UERN, é que o vestibular daquela instituição continuará acontecendo com as mesmas regras. O processo continua vocacionado. Para saber mais, acesse o sítio da instituição na internet.

Para refletir
As três peneiras
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos.

Mais fotos históricas
Publico mais três interessantes fotos.
Uma que me marcou muito foi a do homem do tanque, do massacre da praça da paz celestial, na China, em 1989. Acompanhei a tentativa dos estudantes chineses em busca de liberdade e democracia, que acabou sendo rechaçada cruelmente pelo regime democrático daquele país.
Essa imagem nunca me saiu da memória. Ela é um libelo à coragem e a necessidade de se bucar a liberdade, essência primária de qualquer ser vivo.

beijo da Times Square

O Beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen naTimes Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se. A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.


O homem do tanque de Tiananmen

Também conhecido como o 'Rebelde Desconhecido', esta foi a alcunha que foi atribuído a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa. A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem estudante (certamente morto horas depois) interpôs-se a duas linhas detanques que tentavam avançar. No ocidente as imagens do rebelde foram apresentadas como um símbolo do movimento democrático Chinês: um jovem arriscando a vida para opor-se a um esquadrão militar. Na China, a imagem foi usada pelo governo como símbolo do cuidado dos soldados do Exército Popular de Libertação para proteger o povo chinês: apesar das ordens de avançar, o condutor do tanque recusou fazê-lo se isso implicava causar algum dano a um cidadão (hã hã).


Protesto silencioso

Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Thich Quang Duc protestava contra a maneira que asociedade oprimia a religião Budista em seu país. Após sua morte, seu corpo foi cremado conforme à tradição budista. Durante a cremação seu coração manteve-se intacto, pelo que foi considerado como quase santo. O coração foi transladado aos cuidados do Banco de Reserva do Vietnã como relíquia.

Nenhum comentário: