terça-feira, 4 de março de 2008

04/03/2008 - Terça-feira

Blog de Evânio Araújo
Transcrevo um post publicado pelo blog de Evânio Araújo do dia 01/03/08, acerca da denúncia de alguns jornais mossoroenses, onde o ex-vereador José Emídio teria agredido o deficiente físico Manoel Nogueira da Silva.
Evânio Araújo faz um apanhado completo, com posts diários sobre o problema. Ele recebeu vários comentários de dixseptienses, e foi até ameaçado por um suposto Francisco Rafael de Souza. No blog, também foi publicada uma carta de Neriosvaldo Alves, em que há várias denúncias contra o prefeito Adail Vale. Confiram: http://evanioaraujo.zip.net/

NOTÍCIAS FALSAS
(...) de Governador enganam os jornais
O EDITOR
Começou o jogo sujo da política. Aos jornais e jornalistas todo cuidado é pouco. Os tidos como (...s) estão cada vez mais afinados. E são capazes de tudo.
Na edição de hoje da Gazeta do Oeste e De Fato a primeira grande barrigada do ano. Os diários foram vítimas de (...s) de Governador Dix Sept Rosado.
Publicaram que o ex-vereador José Emídio teria espancado o portador de deficiência Manoel Nogueira da Silva, o ‘Pelado’, na localidade de Monte Alegre.
O espancamento teria acontecido na presença da equipe da InterTV. Zé Emídio teria se revoltado com o 'Pelado' porque este se recusou a abrir um portão.
Na verdade, não houve agressão física ou verbal ao portador de deficiência Manoel Nogueira, como também a qualquer pessoa da comunidade.
A equipe da InterTV conta que tudo transcorreu na maior cordialidade.As imagens e entrevistas foram gravadas do local sem qualquer divergência.
Nota do Blog: Que este caso sirva de exemplo para os jornais ter mais cuidado. De agora em diante, os (...s) vão tentar de tudo para destruir a reputação alheia e tirar ganhos políticos.

Sobre o assunto, conversei hoje pela manhã, com a repórter da InterTv Cabugi, Diana Barreto, que realizou a matéria sobre os dessalinizadores abandonados no Sítio Monte Alegre. Ela disse que ficou muito surpresa em ver os jornais com a notícia, e falou também que para as gravações, veio buscar Zé Emídio em casa, e assim que terminou veio deixá-lo, e que nesse período nada aconteceu de anormal.
Falei com Zé Emídio e ele me disse que já entrou em contato com Dr. Hugo Oliveira, e que está entrando com uma ação judicial contra Manoel Nogueira da Silva e também contra os jornais De Fato e Gazeta do Oeste. Ele também adiantou que foi pessoalmente as redações dos dois jornais e conversou com seus diretores, e que segundo uma das pessoas do jornal, a notícia foi matéria paga, e já tinha vindo pronta para o jornal. Até onde irá isso????
Espero que Zé Emídio cumpra com a palavra de apurar tudo isso até a última vírgula. Seria muito bom saber como tudo ocorreu!

Favicon
Consegui a custo de muita pesquisa colocar um favicon no meu blog. Favicon (Favorite Icon) é um pequeno ícone, que identifica um site, logo assim que ele é acessado. Geralmente o ícone aparece na barra de endereços, bem antes do "http://", infelizmente não sei o que houve, mas o Internet Explorer não exibe o bixinho. Mas, para a minha alegria, o Mozilla Firefox faz isso e bem, exibindo tanto na barra de endereços, como no canto das abas. Mas, de qualquer forma, mostro o fruto da minha façanha virtual. Eis o ícone (provisório) do The Place: a arvorezinha. 
tree


Água
Ainda estamos com o abastecimento de água sendo realizado por um motor bem aquém da demanda da cidade, mas segundo o chefe do escritório local da Caern, o equipamento vem suprindo o consumo, haja vista as (fracas e poucas) chuvas que incidiram sobre Dix-sept Rosado esses últimos dias. Segundo Neto, o motor antigo, com capacidade para 50.000l/hora, está no conserto e em breve será enviado novamente para o poço de abastecimento local.

Sabático
O trabalho deixou-me impossibilitado de escrever ontem aqui no Blog. Dia de segunda e quinta-feira são complicados para mim. Mas de qualquer forma, cá estou eu novamente, a narrar no The Place meu parecer sobre o que há de novo e interessante na terrinha.

Agentes de Saúde
Copio e colo uma matéria veiculada hoje, na coluna Regional do Jornal O Mossoroense. Clique aqui e veja a matéria, ou leia na íntegra abaixo:

Agentes de saúde são punidos por participarem de protesto DIX-SEPT ROSADO - Agentes de saúde da cidade de Governador Dix-sept Rosado acusam o Executivo municipal de perseguição, após terem participado de um ato público realizado no mês de fevereiro.
A denúncia é formulada pelo diretor regional do Sindsaúde, João Morais, que destaca o corte de ponto de todos os agentes de saúde que participaram de um ato público realizado no último dia 15 de fevereiro com o objetivo de reivindicar direitos trabalhistas.
"O protesto se volta para a reivindicação do depósito integral do FGTS, pagamento da insalubridade e repasse do salário digno que hoje se configura com o valor R$ 532,00.  Hoje o município paga o salário mínimo, fatos que vão de encontro à legislação", destaca João Morais.
Segundo o sindicalista João Morais, a participação dos agentes de saúde no ato não comprometeu o dia de trabalho, fato que reforça a tese de abuso de poder da Secretaria de Saúde que em alguns casos encaminhou o corte de até seis dias de trabalho de alguns agentes de saúde do município.  
"O protesto foi realizado no fim da manhã. Até o início da mobilização, os agentes de saúde trabalharam. Inclusive, na parte da manhã cumpriram agenda, reunidos com a secretária de Saúde do município. Após o protesto os trabalhos foram retomados normalmente", destaca o sindicalista.
Para surpresa dos agentes de saúde do município oestano, os contracheques do mês de fevereiro vieram com descontos de dias trabalhados, mesmo diante das folhas de pontos não contarem com nenhuma falta.
"Inexplicavelmente, sem um aviso prévio, a prefeitura encaminhou um desconto variável de dias de trabalho como punição a participação no protesto num ato antidemocrático", reforça João Morais. 
Ontem pela manhã os agentes de saúde se reuniram em Governador Dix-sept Rosado e definiram que vão formalizar uma denúncia no Ministério Público local cobrando uma intervenção para coibir a atitude tida como arbitrária.
SINDICALISTA AFIRMA QUE INICIATIVA BUSCA INIBIR AGENTES DE SAÚDE QUE MOVERAM PROCESSOS NA JUSTIÇA
Segundo o sindicalista João Morais, a iniciativa da prefeitura de Governador Dix-sept Rosado pode contar com um objetivo direcionado.
Processos encaminhados pelos agentes, que buscam garantir direitos na esfera da Justiça do Trabalho, encontram-se em pauta para as primeiras audiências.
João Morais afirma que as audiências serão iniciadas no dia 10 de março e que inevitavelmente resultará em ganho de causa à categoria.   
"Isso pode ser uma forma de pressão motivada pela proximidade com as audiências no Tribunal de Justiça do Trabalho onde serão discutidos os problemas do FGTS e insalubridade. Recebemos a informação de que o prefeito está convocando os agentes para pressionar no sentido de garantir a retirada dos processos. Alguns agentes já chegaram inclusive a ceder às pressões", destaca o sindicalista. 
Diante do registro dos cortes no salário dos agentes de saúde, o sindicato procurou manter contato com a Secretaria de Saúde em duas oportunidades sem obter sucesso. 
"Na última sexta-feira,  onde o problema foi identificado, a secretária não encontrava-se na secretaria. Ontem procuramos novamente e fomos informados de que ela estava doente", destaca João Morais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Wilton Júnior.
Os veículos devem, no mínimo, pedidos de desculpas a José Emídio e a seus leitores. Reconhecer o erro seria um gesto nobre.
Nessa história toda, as agressões foram contra José Emídio e a sociedade-leitores.
Um abraço.
Paulo Martins
paul.martins@uol.com.br

Anônimo disse...

Não concordo com Paulo Martins. Acho que, no mínimo, o tal de "Pelado" deveria ir aos jornais e, estes, publicarem declarações desmentindo o episódio. Seria o mais sensato. Acho q chega de ser passivo demais diante de tanta senvergonhice descarada e desmedida que fazem com os membros do PMDB e do povo de Governador. Tou cansado de ouvir sempre a mesma coisa! Essa é a minha opinião.

P.S.: ah...! Acho que deve-se procura identificar a fonte pagadora da matéria e processar o autor desse descalábrio.

Anônimo disse...

Quanto a questão dos Agentes de Saúde, acho que estão certíssimos em acionar o Ministério Público, embora não sai se se isso irá contribuir muito porque, até agora, não se vê uma atitude do Ministério Público de Governador diante dos mandos e desmandos dessa administração. Mas, se ele (o Ministério Público) existe é pra servir e garantir os direitos do cidadão. Então, vamos à luta!