quarta-feira, 12 de março de 2008

12/03/2008 - Quarta-feira

Apoio
Obrigado aos amigos que me enviaram comentários acerca da última 'carta' aberta que rotineiramente circula em Dix-sept Rosado. Valeu pela força!

7.000 acessos
Passamos despercebidos pelos 7.000 acessos. É sinal de que o blog está sendo aceito e bem visitado. A todos que por aqui passam diária ou eventualmente o meu muito obrigado. Tento fazer do hobby de 'mexer' e escrever no blog uma atividade interessante.
figura01figura02
Acompanho toda a estatística a respeito de acessos ao blog, pelo Google Analytics (uma ferramenta essencial para qualquer blogger) e há algum tempo é notório o aumento de visitas, inclusive de amigos que moram fora do país. Não divulgo aqui os números específicos, pois não escrevo com esse fim. De qualquer forma, espero que continuem a visitar o The Place.
Ps. Mais uma vez o amigo Maninho me envia o gif em homenagem ao blog. Valeu amigo

Domínio
Próximo final de semana ativarei o meu domínio www.wiltonjr.com (que hoje aponta para a página de entrevistas do The Place) para a página principal do blog. O domínio facilita o acesso, pois não ficarei mais limitado ao endereço que o serviço do blogspot disponibiliza, e de certa forma, profissionaliza mais o espaço. O link foi um desafio para mim, pois as configurações me pareceram complicadas, percebi o quão amador ainda sou. Não sei ainda se a página passará algum período inacessível, em virtude da troca do link, mas desde já, fica aqui o aviso.

Política
Estive no final de semana passado, na praia de Cristóvão, em Areia Branca. Fiquei abismado como o povo areiabranquense lida com a política partidária. Confesso que pensava que o povo dixseptiense era um dos mais apaixonados pelo partidarismo. Fiquei em dúvida agora, com relação a isso. Nesse período Souza estava aguardando a publicação da decisão do TSE com relação a sua volta, e nesse ínterim, durante todo o dia, e até a noite, desfilavam carros de som, de ambos os particos políticos (Souza X Beguinho) com joças e músicas. Foguetões (qualquer semelhança com os daqui, não é mera coincidência) eram disparados todo tempo.
Conversei hoje pela manhã com a amiga Emillyani de Areia Branca e ela me informou que ontem a tarde a publicação no Diário Oficial foi realizada, e que desde esse momento os partidários de Souza estavam em festa na principal cidade da Costa Branca. Carreatas e passeatas não paravam de acontecer, mas, graças a Deus, tudo na mais perfeita paz. Aqui deveria também ser assim.
Só mais uma parte nesse assunto. Ouvi falar que uma das prerrogativas favoráveis à volta de Souza, e que rendeu severas críticas do TSE ao TRE/RN foi o fato de se ter empossado um segundo colocado numa eleição que o primeiro atingiu um percentual de votos acima de 50%. Ai a pergunta que sempre me vem à minha parca percepção acerca de qualquer tipo de legislação: E AQUI? o que faz de Governador Dix-sept Rosado sempre um caso atípico? o que será que faz o caso daqui ser diferente do de Areia Branca? São conjeturas, sem nenhuma cognição a respeito de lei eleitoral, pois sou totalmente leigo nesse sentido, mas aposto que não sou só eu que tenho essa dúvida. Se algum amigo puder comentar a respeito e tentar explicar-me, desde já agradeço!

Orçamento
O Congresso Nacional votou na tarde de hoje, o orçamento de 2008. Já eram 3 meses de atraso. Felizmente governo e oposição chegaram num acordo!
Clique aqui e leia a notícia da Folha Online.

Entrevista
Ainda estou formatando a entrevista do amigo Rivelino Câmara para publicação aqui no The Place. Confesso que o tempo me anda curto, e a minha abnegação ao The Place não está como gostaria, mas nos próximos dias estarei publicando na íntegra, as duas horas de conversa sobre política, religião, negócios e outros assuntos... um pouco da história de vida desse empresário caraubense de sucesso, um dos poucos políticos da nossa região que através de sua distinção, polidez e inteligência, sabe distinguir perfeitamente a vida política da privada.

Para refletir
Ainda aclimatando-me a rotina e a labuta diária, despeço-me reproduzindo aqui, um email que recebi, de uma suposta carta de um petroleiro a Pedro Bial, acerca do BBB. Achei interessante:
Prezado Senhor Pedro Bial, 
Digníssimo Jornalista, apresentador da Rede Globo de Televisão.
Confesso Sr.Bial que não sou espectador do programa o qual o senhor apresenta. Talvez para felicidade da minha cultura e para infelicidade do índice de audiência, ao qual seu programa está atrelado. Mas, tive durante um dia desses, num dos raros casos fortuitos que o destino apresenta, a oportunidade de, por alguns minutos, apreciar o tão falado Big Brother Brasil, o BBB.
Para minha surpresa, durante uma ou duas vezes o senhor, ao chamar os participantes para aparecerem no vídeo o fez da seguinte maneira:
- Vamos agora falar com nossos heróis!
De imediato tive uma surpresa que me fez trepidar na cadeira. Heróis????
O senhor chama aqueles que passam alguns dias aboletados numa
confortável casa, participando de festas, alguns participando até de sessões de sexo sob os edredons, falando palavras chulas e no fim podendo ganhar um milhão de reais, de heróis?
Pois bem Sr. Pedro Bial, eu trabalho numa Plataforma Marítima que se localiza a aproximadamente 180 km da costa brasileira e contribuimos, mesmo modestamente, para que o nosso País alcançasse a auto-suficiência em Petróleo e continuamos lutando, todos nós, para superar esse patamar. Neste último dia 26 de Fevereiro presenciamos um acidente com um dos Helicópteros que faz nosso transporte entre a cidade de Campos e a Plataforma. As imagens que ficaram em nossa mente Sr. Bial, irão nos
marcar para o resto das nossas vidas. Os seus 'heróis' Sr Bial, são
meros coadjuvantes de filmes de segunda categoria comparados com os atos de heroísmos que presenciamos naquele momento.
Certamente o Senhor como Jornalista que é, deve estar a par de todo o acontecido. Mas sei que os detalhes o Sr. desconhece. Pois bem, perdemos alguns colegas. Colegas esses, Sr Bial, que estavam indo para casa após haver trabalhado 15 dias em regime de confinamento.
Não o confinamento a que estão sujeitos os seus 'heróis', pois eles têm toda uma parafernália de conforto, segurança e bem estar, que difere um pouco da nossa realidade. Durante esse período de quinze dias esses colegas falaram com a família apenas por telefone. Não tiveram oportunidade de abraçar seus filhos, de beijar suas esposas, de rever seus amigos e parentes... Logo após decolar desta Plataforma com destino a suas casas o Helicóptero caiu no mar ceifando suas vidas de modo trágico e desesperador.
E seus 'heróis' Sr Bial, a que tipo de risco eles estão expostos? Talvez aos paredões das terças-feiras, a rejeição do público, a não ganhar o premio milionário ou a não virar a celebridade da próxima novela das oito.
Os heróis daqui Sr Bial foram aqueles que desceram num bote de resgate, mesmo com o mar apresentando um suel desafiador. Nossos heróis Sr. Bial desceram numa baleeira, nossos heróis foram os mergulhadores, que de pronto se colocaram à disposição para ajudar, mesmo que isso colocasse suas vidas em risco. Nossos heróis Sr. Bial, não concorrem ao Premio de um Milhão de reais, não aparecem na mídia, nem mesmo os nomes deles são divulgados. Mas são heróis na verdadeira acepção da palavra. São de carne e osso e não meros personagens manipulados pelos índices de audiência. Nossos heróis convivem aqui no dia-a-dia, sem câmeras, sem aparecerem no Faustão ou no Jô Soares.
Heróis, Sr Bial são todos aqueles que diariamente, saem das suas casas, nas diversas cidades brasileiras, chegam à Macaé ou Campos e embarcam com destino as Plataformas Marítimas, sem saber se regressarão as suas casas, se ainda verão seus familiares, ou voltarão ilesos, pois tudo pode acontecer: numa curva da estrada, num acidente de Helicóptero, no vôo comercial de regresso a sua cidade de origem....
Não tenho autoridade suficiente para convidá-lo a conhecer nosso local de trabalho e conseqüentemente esses nossos heróis, mas posso lhe garantir Senhor Bial, que caso o Sr estivesse presente nesta plataforma durante aquele fatídico acidente seu conceito de herói certamente seria outro.

Em memória dos colegas:
Durval Barros, Adinoelson Gomes, Guaraci Soares

Carlos Augusto Lordelo Almeida -
Técnico de Segurança - Plataforma P-XVIII

Um comentário:

Anônimo disse...

Wilton meu Caro colega, parabéns pela iniciativa. Seu blog só vem presentear e nos enriquecer com essa leitura diária. Percebe-se alegria nos seus olhos quando você fala em divulgar informações e cultura aos seus leitores. Um grande abraço. Sinceramente, Maninho.